Nos dias 15 e 16 de janeiro ocorrerá em São Paulo (capital) a Conferência Sindical Nacional Aberta da Corrente Sindical Causa Operária.
A atividade é uma sequência da Plenária do Bloco Vermelho ocorrida em novembro passado, também em São Paulo, e visa preparar o polo classista – revolucionário – de ativistas, constituído nas mobilizações em torno do movimento Fora Bolsonaro para as grandes tarefas que estão colocadas para 2022 e que não serão resolvidas positivamente sem uma ação firme e decidida da classe operária na situação política, em particular dos seus setores mais conscientes. Além de militantes do PCO, já se inscreveram para a Conferência, que será presencial, militantes do PT, trabalhadores cutistas, ativistas sem partido e de organizações, como a do Partido Comunista do Povo Brasileiro (PCPB).
Para isso se impõe como tarefa fundamental o trabalho de agitação e propaganda entre os trabalhadores em seus locais de trabalho e moradia, que deve estar baseado nas reivindicações fundamentais dos explorados, como a questão da luta pela reposição das perdas salariais; a luta por um salário mínimo de R$ 6.500,00; a luta contra as privatizações, a luta contra o desemprego, entre outras – mas, também, a luta política maior do momento, por Lula presidente e por um governo dos trabalhadores (veja página B3, desta edição).
Em segundo lugar, a Conferência visa fortalecer a organização independente, classista, dos trabalhadores. Isso significa que em um momento de crise da burocracia sindical é preciso construir organizações por baixo, como oposições sindicais e comitês de base, que tenham uma imprensa própria para ser divulgada amplamente entre os trabalhadores, como instrumento de construção da mobilização independente e que não esteja limitada pela agenda da burocracia sindical.
Um terceiro aspecto, além das questões mais gerais do programa, é que a Conferência irá discutir a intervenção concreta nas categorias dos diversos setores presentes, como professores, bancários, metalúrgicos, trabalhadores dos Correios, operários dos Frios, servidores públicos, movimento popular por moradia, etc.
Ainda há tempo. Você pode se inscrever pelo link abaixo. Pode, também, procurar o PCO em sua região para discutir a sua presença e a sua participação em caravanas que estarão se deslocando para São Paulo, vindas de diversas regiões do país. Caso em sua cidade não tenha o PCO, procure diretamente os organizadores da Conferência nos telefones (11) 949236076, (14) 997280289 e (61) 996415357.
Portanto, nos dias 15 e 16 todos a São Paulo para discutir e dar encaminhamento às resoluções da Plenária Nacional do Bloco Vermelho realizada em novembro passado. Venha! Participe!